Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Mosca Giroto, Claudia Regina [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Jaqueline Belga [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Amanda Trindade [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:58:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:58:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14567 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/209968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/209968 | - |
Descrição: dc.description | In the field of education, there is a network of medicalizing and pathologizing explanations that seek to justify not learning, under which diseases of not learning proliferate attributed to students in the initial phase of the formal process of writing appropriation. Based on such ideas, the present study aimed to understand the meanings about not learning in the written speeches of an elementary school, in a medium-sized municipality in the interior of Sao Paulo, designated as the one with the largest number of teachers with complaints about students who do not learn. From documentary research, the process of generating and understanding the data considered here refers specifically to the situation of two children enrolled in classes of 1st and 2nd years, respectively. The results, based on the statements discursivized by the school, in this documentation, indicated a process of subjecting these children to the process of appropriating this language modality, as well as the naturalization of meanings of not learning constituted under medicalizing and pathologizing tendencies of educational processes. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Postgrad Program Educ PPGE, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Dept Special Educ, Coll Philosophy & Sci FFC, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UNESP, Postgrad Program Sch Educ PPGEE, Coll Sci & Letters FCLAr, Araraquara, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Postgrad Program Sch Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Postgrad Program Educ, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Postgrad Program Educ PPGE, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Dept Special Educ, Coll Philosophy & Sci FFC, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UNESP, Postgrad Program Sch Educ PPGEE, Coll Sci & Letters FCLAr, Araraquara, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Postgrad Program Sch Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Postgrad Program Educ, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 406241/2016-3 | - |
Formato: dc.format | 2932-2949 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis | - |
Relação: dc.relation | Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicalization of education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diseases of not learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Written language | - |
Título: dc.title | MEDICALIZATION OF EDUCATION AND THE MEANINGS OF NOT LEARNING DISCURSIVIZED IN PEDAGOGICAL DOCUMENTATION: A LOOK AT SCHOOL DISCOURSE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: