Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.contributor | Inst Cosmos Ensino Super | - |
Autor(es): dc.contributor | Fundacao Oswaldo Cruz FIOCRUZ | - |
Autor(es): dc.contributor | Prefeitura Municipal Recife PE | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília (UnB) | - |
Autor(es): dc.contributor | Org Pan Amer Saude OPAS | - |
Autor(es): dc.creator | Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Lemes de Sordi, Mara Regina | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalcanti Vaz Mendes, Geisa do Socorro | - |
Autor(es): dc.creator | Luna, Willian Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonca, Carolina Siqueira [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Fronza Alexandre, Fabiola Lucy | - |
Autor(es): dc.creator | Vitti Junior, Walter [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Godoy, Daniele Cristina [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Parenti, Luciana Cristina [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda Lopes, Cesar Vinicius | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Evellin Bezerra da | - |
Autor(es): dc.creator | Bruni Fruet de Freitas, Maria Silvia | - |
Autor(es): dc.creator | Duraes, Monica Diniz | - |
Autor(es): dc.creator | Padilla, Monica | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:56:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:56:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26633/RPSP.2020.117 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/209572 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/209572 | - |
Descrição: dc.description | Objective. To map the implementation characteristics of Medicine programs established in Brazilian federal universities from 2013 onwards. Methods. A qualitative and quantitative exploratory study was performed. Newly created Medicine programs were identified in federal universities, with analysis of pedagogical frameworks and interviews with students, faculty, and health care professionals from associated health care services. Data were analyzed using qualitative and quantitative methods. Results. Thirty new Medicine programs were identified, of which 24 were visited. All the new programs were located outside large urban centers and capitals, across the five Brazilian macro-regions, and adopted various formative configurations in an attempt to overcome fragmentation of content with active methodologies and formative evaluations. The healthcare network is used for training as a means to meet the challenge of academic-health service-community integration, with the aim of providing critical education focused on public health. The establishment of the Medicine programs facilitated to a limited extent the retention of faculty in remote areas and promoted the access of local students and the creation of residency programs, which are powerful strategies to enhance the retention of medical professionals. Conclusions. Variations were observed among the programs in the manner of implementation and adherence to the National Curriculum Guidelines for Medicine, published in 2014. The construction of medical training models that appropriately address local specificities and the requirements of the Unified Health System in its formative role for health care may contribute to reduce health inequalities. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Med Botucatu, Dept Saude Publ, Botucatu, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Campinas Unicamp, Fac Educ, Campinas, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Sao Carlos UFSCar, Dept Med, Sao Carlos, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Inst Cosmos Ensino Super, Fac Cosmos Manaus, Manaus, Amazonas, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Ctr Saude Escola, Fac Med Botucatu, Botucatu, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Fundacao Oswaldo Cruz FIOCRUZ, Brasilia, DF, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Prefeitura Municipal Recife PE, Recife, PE, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Brasilia UNB, Brasilia, DF, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Org Pan Amer Saude OPAS, Brasilia, DF, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Med Botucatu, Dept Saude Publ, Botucatu, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Ctr Saude Escola, Fac Med Botucatu, Botucatu, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 9 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Pan Amer Health Organization | - |
Relação: dc.relation | Revista Panamericana De Salud Publica-pan American Journal Of Public Health | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | medical | - |
Palavras-chave: dc.subject | health consortia | - |
Palavras-chave: dc.subject | education | - |
Palavras-chave: dc.subject | undergraduate | - |
Palavras-chave: dc.subject | higher education institutions | - |
Palavras-chave: dc.subject | public health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Título: dc.title | Mapping the implementation characteristics of new Medicine programs in Brazilian federal universities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: