
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rossetto, Daniela Zanardo [UNESP] | - |
| Autor(es): dc.creator | Balieiro Filho, Inocencio Fernandes [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:55:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:55:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7060 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/209311 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/209311 | - |
| Descrição: dc.description | In this paper we stablished an analysis about the treatment given to Problem Solving in the Mathematics Curriculum of the State of Sao Paulo and the material Caderno do Aluno, in High School. For the analysis of the Curriculum we used the methodology of Documentary Analysis and for the analysis of the Caderno do Aluno we performed a survey of the problems that compose the material and then we used the Matrix of Process Assessment to establish a qualitative analysis on the given approach to solving problems in this material. The data obtained show that, although the Sao Paulo State Curriculum emphasizes the importance of the development of problem solving skills and emphasizes problematization as a good teaching strategy for the development of certain personal competences, the Caderno do Aluno material presents few problems and, consequently, offers few opportunities that in fact allow the development of the capacity to inquire and ask. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 23 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Sudoeste Bahia | - |
| Relação: dc.relation | Revista Praxis Educacional | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Problem solving | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Título: dc.title | THE PROBLEM SOLVING IN THE SAO PAULO MATHEMATICAL CURRICULUM AND IN THE CADERNO DO ALUNO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: