Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Romero Almada, Pablo Emanuel [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:54:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:54:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/208894 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/208894 | - |
Descrição: dc.description | The revolutionary ideologies and utopias of the 1960s are a significant element for understanding the history of the present time and the memories of former participants, and their repercussions. The article discusses two memorialist and fictional narratives about those moments: Tigre en Papier, written by Olivier Rolin, and the excerpt A Casa, in A Geracao da Utopia, written by Pepetela. Based on a methodology of qualitative analysis and comparative literature interpretation, it debates the displacement of the revolutionary imaginary of the 1960s, from France and Portugal to the global South, to compose a Third-Worldist image of their aspirations and utopias. Finally, it concludes that besides the scenario of youth revolt carried out in those central countries, there would be a little-revealed memory, which would raise and idealize revolutionary places distant from Europe. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Fac Ciencias & Letras, Programa Posgrad Ciencias Sociais, Araraquara, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Fac Ciencias & Letras, Programa Posgrad Ciencias Sociais, Araraquara, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 169-188 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp | - |
Relação: dc.relation | Itinerarios-revista De Literatura | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | 1960's | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comparative Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginary | - |
Palavras-chave: dc.subject | Post-Colonialism | - |
Título: dc.title | The revolutionary imaginary of the 1960s in Tigre en papier, by Olivier Rolin and in A casa, by Pepetela | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: