Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marilia Med Sch | - |
Autor(es): dc.contributor | Petropolis Med Sch | - |
Autor(es): dc.contributor | Pernambuco State Univ | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Zanolli, Mauricio Braz | - |
Autor(es): dc.creator | Streit, Derly Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Maciel, Dione Tavares | - |
Autor(es): dc.creator | Muraguchi, Evelin Massae Ogata | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Milton Arruda [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Fatima Lopes Calvo Tiberio, Iolanda [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:54:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:54:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1186/s12909-020-02193-3 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/208837 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/208837 | - |
Descrição: dc.description | Background Around the world, it is very expensive to become a physician. Although public medical schools are less expensive than private medical schools, tuition fees are charged at public medical schools in the majority of countries. In Brazil, public medical schools, with the exception of municipal schools, are free. There has been little investigation of any differences in conditions offered by paid or free medical schools or what occurs in public and private clerkships in Brazil. We investigated the clerkship conditions offered to the students in both public and private Brazilian medical schools by gathering the opinions of clerkship coordinators and others responsible for clerkships. Methods A cross-sectional, descriptive, analytical study using an electronic questionnaire was answered by clerkship coordinators to compare the clerkships of 30 public and 38 private Brazilian medical schools from all regions of the country. The questionnaires covered various aspects of the clinical environments, student supervision, faculty development, student assessments, rotation evaluations and extracurricular activities developed by students. Results We observed significant differences between public and private medical schools in several aspects investigated. Based on the opinions of the clerkship coordinators, with the exception of access to university hospitals, which was predominantly offered by public medical schools, private medical schools offer better clerkship conditions. The main differences were related to the number of positions, infrastructure, clinical learning environments, faculty development, student assessments, rotation evaluations and students' extracurricular activities. Conclusion This is the first study comparing Brazilian medical clerkships in private and public medical schools and provides a general vision of these programmes. It is necessary to further investigate clerkship development in the Brazilian medical school system and to study the differences between private and public medical schools globally. | - |
Descrição: dc.description | Brazilian Ministries of Health and Education | - |
Descrição: dc.description | Pan-American Health Organization | - |
Descrição: dc.description | Marilia Med Sch, Dept Internal Med, Rua Comandante Romao Gomes 33, BR-17515280 Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Petropolis Med Sch, Petropolis, RJ, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Pernambuco State Univ, Med Sch, Recife, PE, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Londrina, Med Sch, Londrina, Parana, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Med Sch, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Med Sch, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 10 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Bmc | - |
Relação: dc.relation | Bmc Medical Education | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internship and residency | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | medical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational measurement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutional evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infrastructure | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public medical schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Private medical schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian medical schools | - |
Título: dc.title | Differences in clerkship development between public and private Brazilian medical schools: an overview | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: