Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Goias | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia (UFU) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Michelle M. | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Amanda N. | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Gean C.A. | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Gustavo M. | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Aline F. | - |
Autor(es): dc.creator | Rincon, Gabriel C.N. | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira, João P.R. | - |
Autor(es): dc.creator | Padilha, Daniella M. | - |
Autor(es): dc.creator | Moya, Marcela I. | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira-Neto, Marcos L. | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Rodrigo Mello | - |
Autor(es): dc.creator | Pedrino, Gustavo Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Fontes, Marco Antônio Peliky | - |
Autor(es): dc.creator | Colombari, Eduardo [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Crestani, Carlos C. [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Fajemiroye, James O. | - |
Autor(es): dc.creator | Xavier, Carlos Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:53:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:53:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1111/fcp.12648 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/208462 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/208462 | - |
Descrição: dc.description | Clonidine (CL) and Rilmenidine (RI) are among the most frequently prescribed centrally acting antihypertensives. Here, we compared CL and RI effects on psychogenic cardiovascular reactivity to sonant, luminous, motosensory, and vibrotactile stimuli during neurogenic hypertension. The femoral artery and vein of Wistar (WT – normotensive) and spontaneously hypertensive rats (SHR) were catheterized before (24 h interval) i.p. injection of vehicle (NaCl 0.9%, control - CT group), CL (10 µg/kg), or RI (10 µg/kg) and acute exposure to luminous (5000 lm), sonant (75 dB sudden tap), motor (180° cage twist), and air-jet (10 L/min – restraint and vibrotactile). Findings showed that: (i) CL or RI reduced the arterial pressure of SHR, without affecting basal heart rate in WT and SHR; (ii) different stimuli evoked pressor and tachycardic responses; (iii) CL and RI reduced pressor response to sound; (iv) CL or RI reduced pressor responses to luminous stimulus without a change in peak tachycardia in SHR; (v) cage twist increased blood pressure in SHR, which was attenuated by CL or RI; (vi) air-jet increased pressure and heart rate; (vii) CL or RI attenuated the pressor responses to air-jet in SHR while RI reduced the chronotropic reactivity in both strains. Altogether, both antihypertensives relieved the psychogenic cardiovascular responses to different stimuli. The RI elicited higher cardioprotective effects through a reduction in air-jet-induced tachycardia. | - |
Descrição: dc.description | Institute of Biological Sciences Federal University of Goias | - |
Descrição: dc.description | School of Medicine Federal University of Goias | - |
Descrição: dc.description | Institute of Biomedical Sciences Federal University of Uberlandia | - |
Descrição: dc.description | Institute of Biological Sciences Federal University of Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | School of Dentistry São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | School of Dentistry São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Fundamental and Clinical Pharmacology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | arousal | - |
Palavras-chave: dc.subject | defense reactions | - |
Palavras-chave: dc.subject | heart rate | - |
Palavras-chave: dc.subject | hypertension | - |
Palavras-chave: dc.subject | stress | - |
Título: dc.title | Centrally acting antihypertensives change the psychogenic cardiovascular reactivity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: