Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Rubens Alves [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Rios de Paula, Marília [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Rocha Rizol, Paloma Maria [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Matelli, José Alexandre [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues de Mattos, Cristiano | - |
Autor(es): dc.creator | Perrella Balestieri, José Antonio [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:53:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:53:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.rser.2021.110845 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/208446 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/208446 | - |
Descrição: dc.description | Fifteen years after the publication of the article entitled “Energy Education: breaking up the rational energy use barriers” in 2004, what were the paths taken and scientific contributions made towards a rational energy use as regards energy education? This paper aims to answer this question by collecting data on the Web of Science database to identify publications citing the aforementioned article using different levels of approach. The selected papers were structured in clusters utilizing software for such a purpose, which allowed organizing and listing reviewed works from which a cluster of keywords has been structured to identify the most frequently cited terms. Once found, the following step was to perform a content analysis to allow organizing authorship and contributions. During this process, the term “barriers” in the context of rational energy use was not restricted to its class, but it was present in the analysis of other terms that constitute other classes. Energy education is presented as one of the ways to make society more aware and active while taking actions towards rational energy use. However, to achieve greater effectiveness of such an educational process, the human aspect requires special attention through a clearer definition of personal values, attitude, and behaviour because of its importance for activities aimed at energy issues. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP Department of Chemistry and Energy, Av. Dr Ariberto Pereira da Cunha, 333 | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP Department of Electrical Engineering, Av. Dr Ariberto Pereira da Cunha, 333 | - |
Descrição: dc.description | University of São Paulo USP Institute of Physics, Rua do Matão, 1371 | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP Department of Chemistry and Energy, Av. Dr Ariberto Pereira da Cunha, 333 | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP Department of Electrical Engineering, Av. Dr Ariberto Pereira da Cunha, 333 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 301035/2018–0 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 301853/2018–5 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 302100/2019–9 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Renewable and Sustainable Energy Reviews | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barriers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy efficiency | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science education | - |
Título: dc.title | Energy education: Reflections over the last fifteen years | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: