Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes Tozim, Beatriz [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Thomaz de Aquino Nava, Guilherme [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Zuliani Stroppa Marques, Ana Elisa [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Tavella Navega, Marcelo [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:53:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:53:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jbmt.2020.08.012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/208394 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/208394 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Muscle strength, flexibility and changes in muscle recruitment patterns are usually associated to low back pain (LBP). Physical exercises can reverse the adverse changes associated to LBP. Objectives: Compare Pilates, general exercises and educational workshop on muscle flexibility, strength and recruitment of the trunk extensor muscles in women with LBP. Methods: Forty-six women were randomly divided into Pilates group (PG, n = 16), general exercise group (GEG, n = 15), and educational group (EG, n = 15). This study sought to determine flexibility, muscle strength, and muscle recruitment of right (RIL), left (LIL) iliocostalis lumbar; right (RMU) and left (LMU) lumbar multifidus muscles. Both PG and GEG performed 16 exercise sessions, while EG attended 4 workshops. Statistical analysis used data sample from Shapiro-Wilk test, Pearson's correlation, multivariate analysis, mixed variance analysis, and Cohen's index. Results: Flexibility showed no differences (p > 0.05). Muscle strength increased in the intragroup analysis for PG (p = 0.003) and GEG (p = 0.002); however, the intergroup analysis presented no difference. Intergroup showed statistically significant differences for the recruitment of RMU in PG (p < 0.001). Intragroup analysis presented differences after interventions in PG for RIL (p = 0.001); in GEG for LIL (p = 0.005); and in EG for RIL (p = 0.007), LIL (p = 0.002) and RMU (p < 0.001). Conclusions: None of the groups showed flexibility improvements. PG and GEG increased muscle strength through intragroup analysis. Intergroup analysis showed an increase in recruitment of the RMU muscle in PG and all groups demonstrated significant improvements in the intragroup analysis. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Philosophy and Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Institute of Biosciences São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Philosophy and Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Institute of Biosciences São Paulo State University (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 420-427 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Bodywork and Movement Therapies | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aging | - |
Palavras-chave: dc.subject | Articular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electromyography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise movement techniques | - |
Palavras-chave: dc.subject | Low back pain | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical therapy specialty | - |
Palavras-chave: dc.subject | Range of motion | - |
Título: dc.title | Efficacy of the Pilates versus general exercises versus educational workshops on neuromuscular parameters: A randomized controlled trial | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: