Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Cardozo, Lais Tono | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Maeline Santos Morais | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Rafaela | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Patricia Oliveira de | - |
Autor(es): dc.creator | Marcondes, Fernanda Klein | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:52:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:52:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1152/advan.00075.2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/208168 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/208168 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this study was to evaluate the effect of an active methodology combined with a lecture on undergraduate student learning and levels of stress and anxiety. The active learning methodology consisted of a lecture of 50-min duration, study at home with a textbook, an educational game activity, and three formative assessments on the topic of the cardiac cycle. In a following class, the students provided saliva samples to evaluate their levels of stress, received an anxiety test, and then undertook an exam to assess their understanding of the cardiac cycle. The traditional teaching methodology consisted of two lectures (~2-h duration) on blood pressure control systems, delivered orally. In the third class, the students provided saliva samples, received an anxiety test, and then undertook an exam to assess their understanding of blood pressure control systems. The level of stress was assessed with the concentrations of the stress biomarkers cortisol and alpha-amylase in saliva. Anxiety was assessed with the State-Trait Anxiety Inventory (STAI) questionnaire. The students achieved significantly higher average scores in exams when the active learning strategy was applied compared with the use of traditional theoretical classes. The active methodology resulted in significantly lower levels of stress and anxiety, as well as improved student performance, compared with the use of traditional lectures. | - |
Descrição: dc.description | Department of Biosciences Piracicaba Dental School University of Campinas | - |
Descrição: dc.description | Department of Education Institute of Biosciences Saão Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Education Institute of Biosciences Saão Paulo State University (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 744-751 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Advances in Physiology Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | active methodologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | educational game | - |
Palavras-chave: dc.subject | formative evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | stress | - |
Título: dc.title | Effect of an active learning methodology combined with formative assessments on performance, test anxiety, and stress of university students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: