Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Zacharias, C. R. [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:47:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:47:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/206433 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/206433 | - |
Descrição: dc.description | Gamification can be defined as the use of game design elements, in a non-game context. This work reports the gamification of an Experimental Physics class, dealing with the concepts of Electric Potential and Electric Field, offered to Engineering students. The narrative was based on the strategy to get out of a bumped car, on the verge of fire and electrified due to a fall of a high voltage cable. We have adopted a Flipped Classroom approach to introduce theoretical contents through videos, verified by quizzes. All activities were scored and after successfully completed, gave access to the technical content of the experiment. The equipment description, electric circuits, gathering and data analysis were made available in videos. The solution to the initial problem was simulated in the laboratory and theoretically justified. The students reported great engagement and interest concerning the class. More than acquiring technical knowledge and simulating a real situation, they were proofed in situations that required decision and assertiveness to solve unexpected problems. Gamification showed to be a suitable methodology capable of engaging students, giving them more than just technical information, but also the opportunity to develop soft skills. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP | - |
Formato: dc.format | 543-551 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | SEFI 48th Annual Conference Engaging Engineering Education, Proceedings | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flipped classroom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning active methodologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Título: dc.title | A gamified physics class for engineering courses: Electrical potential | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: