
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | s/n | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
| Autor(es): dc.creator | De Oliveira, Marta Elaine | - |
| Autor(es): dc.creator | Clareto, Sônia Maria [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:47:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:47:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n68a05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/206411 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/206411 | - |
| Descrição: dc.description | This article presents itself as a writing essay in a mathematics classroom by means of fabulations. The fabulations and questions that take shape here were produced in a doctoral research. A fabulation as a way of writing that provokes thought and learning as an affirmation of life. The notion of fable, treated in this text, is thought together with Deleuze and constitutes a movement of problematization and resistance in Mathematics education. A displacement in the playback mode of a model that arises as a path that leads to the correct result and adequate thought, brings the invention of a way ofoperating that troubles a thought and breaks a way already regulated. Faced with this, a problematization aligned with this fiction-curriculum-school-history-classroom-of-mathematics: At the service of what kind of life is knowledge placed?. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Faculdade Metodista Granbery (FMG) Rua José Lourenço Kelmer s/n Campus Universitário | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP - Rio Claro) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Universitário | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP - Rio Claro) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Universitário | - |
| Formato: dc.format | 934-951 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fabulação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classroom | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Theorem of Tales | - |
| Título: dc.title | This is how i do it! proportionality and invention in a mathematics class | - |
| Título: dc.title | É assim que eu faço! Proporcionalidade e Invenção em uma Aula de Matemática | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: