Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Wajngarten, Danielle [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Pazos, Júlia Margato [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Sasso Garcia, Patricia Petromilli Nordi [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:46:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:46:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.7717/peerj.11168 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/206220 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/206220 | - |
Descrição: dc.description | Objectives. This study observed the effect of different magnification systems on working posture and neck angulation during cavity preparation procedures according to operator’s experience. Methods. This was a laboratory study. The response variables were the neck angulation and the working posture adopted during Class I cavity preparations (N = 640) that were performed under four conditions (unaided visualization, simple loupe, Galilean loupe and Keplerian loupe). Working postures were recorded and evaluated by the Compliance Assessment of Dental Ergonomic Posture Requirements (CADEP). The two-factor ANOVA and Games-Howell post-hoc test were performed (α = 0.05). Results. For all treated teeth it was observed higher posture scores and lowest neck angulations while using the Galilean and Keplerian loupes (p < 0.01). No correlations were found between operator’s experience and working posture (p = 0.71–0.88). Conclusion. It can be concluded that Galilean and Keplerian loupes helped operators to maintain an ergonomic posture and lower neck angulations for all teeth and the operator’s experience provided better ergonomic posture for the mandibular teeth. | - |
Descrição: dc.description | Social Dentistry São Paulo State University (Unesp) School of Dentistry | - |
Descrição: dc.description | Social Dentistry São Paulo State University (Unesp) School of Dentistry | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | PeerJ | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magnification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional practice | - |
Título: dc.title | Ergonomic working posture in simulated dental clinical conditions: Effect of magnification on the operator’s experience | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: