Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Lara Martins [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Borba, Marcelo C. [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, André Luis Andrejew | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:45:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:45:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11858-021-01246-1 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/206030 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/206030 | - |
Descrição: dc.description | In this research we investigate how mathematics teachers, as graduate students, estimate the value of π by exploring the problem of squaring the circle using digital technology. Initially, we mention some aspects of teaching and learning of calculus in the literature, emphasizing studies that use the notion of humans-with-media to highlight the role of technology in mathematical thinking and knowledge production. Insights on the history of mathematics in calculus are also discussed. We developed a qualitative study based on three different solutions created by groups of teachers using the software GeoGebra and Microsoft Excel. All the teachers’ solutions improved the approximation (8/9)2≈ π/4, by determining p and q for (p/q)2≈ π/4. The first two solutions with GeoGebra emphasized experimentation and visualization, improving the approximation from one to three decimal places. The third solution with Excel pointed out the elaboration of a formula and improved it up to six decimal places. We emphasize how media shaped the strategies and solutions of the groups. Based on these solutions, we explore an approach for cubing the sphere, discussing approximations for π, highlighting the role of media in enhancing conceptual complexity in the solution of mathematical problems. The nature of the strategies for solving a problem is discussed, especially regarding different ways of thinking-with-technology developed by collectives of teachers-with-media. Although we acknowledge an alternative design for the proposed task, the exploration of problems using aspects of the history of mathematics contributes to the state of the art concerning the studies in calculus developed by the Research Group on Technology, other Media, and Mathematics Education in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Pelotas UFPEL | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | ZDM - Mathematics Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calculus | - |
Palavras-chave: dc.subject | GPIMEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humans-with-media | - |
Título: dc.title | The Use of Digital Technology to Estimate a Value of Pi: Teachers’ Solutions on Squaring the Circle in a Graduate Course in Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: