Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Center for Information Technology Renato Archer (CTI) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Godoi, Diogo | - |
Autor(es): dc.creator | Romero, Roseli A.F. | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Helio | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Josue | - |
Autor(es): dc.creator | Filho, Germano Beraldo | - |
Autor(es): dc.creator | Thome Garcia, Marcia Ap. [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:45:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:45:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/LARS/SBR/WRE51543.2020.9306975 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/205828 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/205828 | - |
Descrição: dc.description | Human development is characterized by a complex and continuous process marked by systematic changes in several domains throughout the life cycle. Childhood corresponds to the initial stage of this process, constituting a period of intense and important transformations, which will influence the following stages. Precisely because of its importance, the observation of psychological changes in childhood requires diagnosis and treatment by a trained therapists. Due to the child's reduced capacity to express, or even understand, his feelings or unpleasant experiences that may have happened, the processes of evaluation, forensic expertise and professional diagnosis may face obstacles in the search for accurate information. It is understood that this process involves a set of techniques, such as conducting interviews with parents and educators; observation of the child in the school and residential environment and the ludic contact with the child. Ludic resources gain special prominence in this process and are used to bring the professional closer to the child, facilitating the child's expression. In this article, we are proposing a collaborative system, called Proteger, which uses a humanoid robot as a ludic resource in the psychological diagnosis process involving children. The developed interface is presented together with all the features available in the system. The teleoperated humanoid robot, with a children's voice and some basic movements, should help the professional to break the resistance offered by some children to participate in evaluation sessions. | - |
Descrição: dc.description | Institute of Mathematical and Computer Sciences (ICMC) University of São Paulo (USP) | - |
Descrição: dc.description | Center for Information Technology Renato Archer (CTI) | - |
Descrição: dc.description | Tribunal de Justica Do Estado de São Paulo Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Tribunal de Justica Do Estado de São Paulo Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | 2020 Latin American Robotics Symposium, 2020 Brazilian Symposium on Robotics and 2020 Workshop on Robotics in Education, LARS-SBR-WRE 2020 | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child Psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychological Assessment and Care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Robotics | - |
Título: dc.title | Proteger: A Social Robotics System to Support Child Psychological Evaluation | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: