Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | De Oliveira Silva, Bruna Daniele [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Sabbag, Deise Maria Antonio [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:43:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:43:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2019v29n4.47447 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/205206 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/205206 | - |
Descrição: dc.description | Public libraries (BPs) are institutions with enormous potential for social transformation. It is in these institutions that the individual can develop skills and abilities to manipulate and expand knowledge through access to information, a fundamental activity for the formation of the citizen. However, the Brazilian BPs have enormous differences due to the Brazilian geographical capillarity itself, the stark difference brought about by the digital age, as well as the lack of effective public policies, increase the gap between these institutions and the reality of the community around them. These distances have placed BPs as places forgotten by society and neglected by public power. In this perspective, this article aimed to diagnose the current situation of Brazilian BPs. The research was descriptive with a qualitative-quantitative approach based on the application of a questionnaire in BPs. The data indicate that more than half (54%) of those in charge of the library are not trained in Librarianship, although 92% of the respondents have higher education. Almost half (44%) of the BPs have only one employee, making it impossible to develop several activities in the unit. About 70% of the BPs work only during business hours and 64% have their space adapted to be a library. The analysis presented data, sometimes distressing. It is true that these institutions have long been neglected in the different administrative hierarchies in which they are inserted. To change this scenario, it is necessary to implement actions at the local and national levels, in order to bring Brazilian public libraries to the 21st century. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação Universidade de São Paulo CNPq de Iniciação Científica Universidade Estadual Paulista - UNESP CAPES | - |
Descrição: dc.description | Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita | - |
Descrição: dc.description | Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação Universidade de São Paulo CNPq de Iniciação Científica Universidade Estadual Paulista - UNESP CAPES | - |
Descrição: dc.description | Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita | - |
Formato: dc.format | 75-102 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Informacao e Sociedade | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Access to information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Library features | - |
Palavras-chave: dc.subject | Library infrastructure | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public library | - |
Palavras-chave: dc.subject | SNBP | - |
Título: dc.title | The tangible and the corporeal of brazilian public libraries: From the ideal to the real | - |
Título: dc.title | O tangível e o corpóreo das bibliotecas públicas brasileiras: Do ideal ao real | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: