Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | SP | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Moliterno, Alice Haniuda [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Bezerra, Fernanda Vieira [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Pires, Louanne Angélica | - |
Autor(es): dc.creator | Roncolato, Sarah Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Da Silva, Talita Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Massetti, Thais | - |
Autor(es): dc.creator | Fernani, Deborah Cristina Gonçalves Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Fernando Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | De Mello Monteiro, Carlos Bandeira | - |
Autor(es): dc.creator | Dantas, Maria Tereza Artero Prado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:32:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:32:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1155/2020/2937285 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/200892 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/200892 | - |
Descrição: dc.description | Objectives. Sensory and motor alterations resulting from stroke often impair the performance and learning of motor skills. The present study is aimed at investigating whether and how poststroke individuals and age- and sex-matched healthy controls benefit from a contextual interference effect on the practice of a maze task (i.e., constant vs. random practice) performed on the computer. Methods. Participants included 21 poststroke individuals and 21 healthy controls, matched by sex and age (30 to 80 years). Both groups were divided according to the type of the practice (constant or random) presented in the acquisition phase of the learning protocol. For comparison between the groups, types of practice, and blocks of attempts, the analysis of variance with Tukey's post hoc test (p<0.05) was used. Results. Poststroke individuals presented longer movement times as compared with the control group. In addition, only poststroke individuals who performed the task with random practice showed improved performance at the transfer phase. Moreover, randomized practice enabled poststroke individuals to perform the transfer task similarly to individuals without any neurological impairment. Conclusion. The present findings indicated a significant effect of contextual interference of practice in poststroke individuals, suggesting that applying randomized training must be considered when designing rehabilitation protocols for this population. | - |
Descrição: dc.description | University of West Paulista-UNOESTE-Presidente Prudente SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) Júlio de Mesquita Filho-Presidente Prudente SP | - |
Descrição: dc.description | Grupo de Pesquisa em Aplicações Tecnológicas em Reabilitação School of Arts Sciences and Humanities-EACH-University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Laboratory Design and Scientific Writing. Department of Basic Sciences ABC Faculty of Medicine-Santo André SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) Júlio de Mesquita Filho-Presidente Prudente SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | BioMed Research International | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Effect of Contextual Interference in the Practicing of a Computer Task in Individuals Poststroke | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: