
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferrari, Luísa [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:27:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:27:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.28.1.159-203 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/199382 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/199382 | - |
| Descrição: dc.description | This paper aims to investigate, in a longitudinal perspective, the historical development of contrastive constructions with agora (Portuguese) and of contrastive constructions with now (English) that express semantic opposition. In the light of the paths of change undergone by these constructions and of a theoretical framework that assigns to pragmatics the role of the chief driving force in change (TRAUGOTT; DASHER, 2002), the paper searches for evidence of the role of contexts and of polysemy in the development of new contrastive connectives. For this purpose, the research develops a diachronic study of contexts that provide conditions to the changes undergone by agora and by now, which are originally temporal adverbs. The results show, in accordance with Traugott (2012), that, if the development of new connectives involves grammaticalization, and not only meaning change, contexts that ally motivations for semantic-pragmatic reinterpretation and motivations for categorial reanalysis play a key role. Moreover, the diachronic analysis shows a great amount of similarities between the path of change undergone by agora and the path undergone by now, pointing to the productivity, across languages, of the temporal source as a derivation channel for contrastive meanings. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) | - |
| Formato: dc.format | 159-203 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Revista de Estudos da Linguagem | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contexts | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contrast | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grammaticalization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Polysemy | - |
| Título: dc.title | The role of contexts and polysemy in the historical development of new contrastive connectives | - |
| Título: dc.title | O papel dos contextos e da polissemia na constituição histórica de novos juntores contrastivos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: