Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Andrade, Luis Gustavo Modelli [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Tedesco-Silva, Helio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:24:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:24:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0228842 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/198507 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/198507 | - |
Descrição: dc.description | Background One overlooked problem in statistical analysis is lateral collinearity, a phenomenon that may occur when the outcome variable derives from the predictors. In nephrology this issue is seen with the use of estimated glomerular filtration rate (eGFR) as an outcome and age, sex, and ethnicity as predictors. In this study with simulated data, we aim to illustrate this problem. Methods We randomly generated unrelated data to estimate eGFR by common equations. Results Using simulated data, we show that age, gender, and ethnicity (recycled predictors variables) are statistically significantly correlated with eGFR in linear regression analysis. Whereas the initial obvious conclusion is that age, sex, and ethnicity are strong predictors of eGFR, more rigorous interpretation suggests that this is a byproduct of the mathematical model produced when deriving new predictors from another. Conclusion While statistical models have the ability to identify vertical collinearity (predictor-predictor), lateral collinearity (predictor-outcome) is seldom identified and discussed in statistical analysis. Therefore, caution is needed when interpreting the correlation between age, gender, and ethnicity with eGFR derived from regression analyses. | - |
Descrição: dc.description | Department of Internal Medicine UNESP Univ Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Hospital do Rim Universidade Federal de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Internal Medicine UNESP Univ Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | PLoS ONE | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Recycling of predictors used to estimate glomerular filtration rate: Insight into lateral collinearity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: