Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Nove de Julho | - |
Autor(es): dc.contributor | UNSW Sydney | - |
Autor(es): dc.creator | Farah, Breno Q. | - |
Autor(es): dc.creator | Christofaro, Diego G. D. [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Marilia A. | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Crystian B. [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Parmenter, Belinda J. | - |
Autor(es): dc.creator | Ritti-Dias, Raphael M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:24:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:24:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1111/cpf.12619 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/198486 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/198486 | - |
Descrição: dc.description | Meta-analyses have shown that isometric handgrip training reduces blood pressure in normotensive and hypertensive subjects. However, the effects on cardiac autonomic modulation are still controversial. Thus, the aim of this systematic review and meta-analysis was to analyse the effects of isometric handgrip training on cardiac autonomic modulation in normotensive and hypertensive subjects. For this, Medline, Cinhal, Embase, Spordiscus and PEdro were searched for relevant studies published until December 2018. Randomized controlled trials investigating the effect of isometric handgrip training on heart rate variability parameters were considered eligible. Parameters were obtained in time (standard deviation of all the RR intervals-SDNN, root mean square of successive differences between the normal adjacent RR intervals-RMSSD and the percentage of adjacent intervals with more than 50 ms-PNN50) and frequency domain (low frequency-LF, high frequency-HF and sympathovagal balance-LF/HF). Mean difference (MD) and 95% confidence interval (95% CI) were calculated using an inverse variance method with a random effects model. Seven trials were included in the systematic review and meta-analysis, totalling 86 participants. No significant effect was observed in heart rate variability parameters after isometric handgrip training (4 trials to SDNN: MD = −1.44 ms and 95% CI = −8.02, 5.14 ms; RMSSD: MD = −1.48 ms and 95% CI = −9.41, 6.45 ms; PNN50: MD = 0.85% and 95% CI = −1.10, 2.81%; 7 trials to LF: −0.17 n.u. and 95% CI = −6.32, 5.98 n.u.; HF: MD = 0.17 n.u. and 95% CI = −5.97, 6.30 n.u.; and LF/HF: MD = 0.13 and 95% CI = −0.34, 0.59). In conclusion, current literature indicates that isometric handgrip training does not improve heart rate variability. | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Universidade Federal Rural de Pernambuco | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Nove de Julho | - |
Descrição: dc.description | Department of Exercise Physiology Faculty of Medicine UNSW Sydney | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 141-147 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Clinical Physiology and Functional Imaging | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | autonomic nervous system | - |
Palavras-chave: dc.subject | blood pressure | - |
Palavras-chave: dc.subject | exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | heart rate | - |
Palavras-chave: dc.subject | hypertension | - |
Título: dc.title | Effects of isometric handgrip training on cardiac autonomic profile: A systematic review and meta-analysis study | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: