Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:23:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:23:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11858-019-01107-y | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/198166 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/198166 | - |
Descrição: dc.description | This paper addresses the integrated use of the arts and digital technology in mathematics education—specifically involving aspects of preservice teachers’ mathematical activity while engaging in music production, in pedagogic scenarios conceived of as aesthetic mathematical experiences (AMEs). Theoretically, the research evokes notions such as digital mathematical performance, aesthetics, humans-with-media, and musical theory. Methodologically, the study presents a pedagogic model for mathematics teaching and learning through music production; the model is elaborated using qualitative case studies in which preservice teachers (education majors and mathematics majors) created mathematical songs with music software. In their songs, the education majors explored place value and the mathematics majors explored progressions. The research highlights the mathematical ideas and the narrative nature of the lyrics, as well as the digital structure of the songs created collectively. The study also emphasizes aspects of thinking-with-music-software related to musical concepts such as intervals, note values, and harmonic fields. The results reveal that the AMEs offered ways for preservice teachers to think mathematically and aesthetically through the composition of the lyrics and by the creation of virtual instruments with music software. | - |
Descrição: dc.description | Department of Education Institute of Biosciences Languages and Exact Sciences Sao Paulo State University (Unesp), Rua Cristovao Colombo, 2265 | - |
Descrição: dc.description | Department of Education Institute of Biosciences Languages and Exact Sciences Sao Paulo State University (Unesp), Rua Cristovao Colombo, 2265 | - |
Formato: dc.format | 973-987 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | ZDM - Mathematics Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical songs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music software | - |
Título: dc.title | On music production in mathematics teacher education as an aesthetic experience | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: