Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira Batista, Josiel | - |
Autor(es): dc.creator | Mocrosky, Luciane Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Mondini, Fabiane [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:23:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:23:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss4id3864 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/197942 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/197942 | - |
Descrição: dc.description | Many are the works in Mathematical Education that have analyzes based in the hermeneutics, explicitly or not. However, the elaboration of texts that focus on discussing the philosophical foundations of hermeneutics, understood in different perspectives, is still a demand of this field of knowledge. In order to contribute to this discussion and bring clarification about what is hermeneutic, we wrote this work that approaches it in the perspective of phenomenology, that is, as a philosophy. Starting from different historical conceptions of the term, which has in its roots the synonym of interpreting and translating, we present our understanding of the constitution’s course of philosophical hermeneutics, as an ontology of understanding, that is, a way for the human being to comprehend himself and understand the world. In this sense, we envisage contributions of hermeneutics to the research that themes the Education, since, constantly and interpretative-understanding movement of texts, testimonies, expressions of students and pedagogical practice constantly made in the educational context. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus de Curitiba | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Campus de Guaratinguetá | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Campus de Guaratinguetá | - |
Formato: dc.format | 49-62 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Acta Scientiae | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hermeneutics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phenomenology | - |
Título: dc.title | Why speak about hermeneutics? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: