Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Penido, Ana [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Mathias, Suzeley Kalil [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Mei, Eduardo [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:22:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:22:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.17141/iconos.67.2020.4231 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/197912 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/197912 | - |
Descrição: dc.description | This article assumes that the countless military interventions and coups, and the decades in which both Argentina and Brazil lived under dictatorships; constitute an obstacle for democracy and reveal the importance of educating soldiers on the importance of military subordination to civilian authorities. Four major findings can be derived from the above assumptions, i) a new educational approach is unavoidable if military autonomy is to be overcome and if military subordination to civilian authorities is to take root; ii) Military education is also crucial in the training of competent military leaders, able to fulfill their duties to the countries they serve; iii) Military autonomy hampers democratic consolidation and international cooperation in defense issues; iv) Reducing the differences between military training and the civilian educational system facilitates operational defense policies and fosters the internalization of democratic values into the ranks. The differences found between the Argentinian and Brazilian cases dearly illustrate the dilemmas involved in military education. Thus, it seems useful to subject both countries to a comparative study of their opposing experiences. In order to achieve this, a military education matrix is used. The matrix is composed of four quadrants: normative, relational, reaching systematics and internal. This article focuses in the normative quadrant and shows that Brazil's current military training is dearly behind Argentina's in applying changes supportive of democratic transition. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Grp Estudios Def & Seguridad Int GEDES, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, GEDES, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Grp Estudios Def & Seguridad Int GEDES, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, GEDES, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 39-56 | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Publicador: dc.publisher | Fac Latinoamericana Ciencias Sociales-flacso, Ecuador | - |
Relação: dc.relation | Iconos | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argentina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | democracy | - |
Palavras-chave: dc.subject | military education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Armed Forces | - |
Palavras-chave: dc.subject | bureaucratic- authoritarian regimes | - |
Título: dc.title | Democracy and education: Notes over military training in Argentina and Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: