Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes Messias, Rozana Aparecida [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Telles, Joao Antonio [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:22:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:22:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.20396/etd.v22i3.8655293 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/197909 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/197909 | - |
Descrição: dc.description | Teletandem enables future teachers of foreign languages the intercultural contact with a foreigner. In this virtual synchronous space via webcam, a person teaches his/her own language, or learns the mother tongue or language of competence of his/her teletandem partner. In this article, we argue (a) that the teletandem can be considered as a third space or a hybrid technological context; and (b) that, in addition to developing oral competence in the target language, this context can provoke future teachers' reflections on the pedagogy of foreign languages. We argue that both characteristics facilitate the professional development of future language teachers. We aim to investigate: (a) how this online intercultural contact mobilizes the commitment of the future foreign language teacher with his/her own professional training, and (b) how mediation activities (that follow the teletandem interactions) function as triggers of reflective processes on teaching and on learning foreign languages. The study was based on a teletandem partnership between a Brazilian and a Mexican university. We adopted a critical qualitative approach to the analyses of audio-recordings of group mediation sessions in which future Portuguese/Spanish teachers participated. The results of the analyses describe the characteristics of the online intercultural contact via teletandem. Although well articulated by the teacher educator, they bring the potential of theorizing and of critical observation of the students' own actions as teachers of foreign languages who are engaged in the process of their professional development. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Assis, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Assis, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 731-750 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Campinas, Fac Educacao | - |
Relação: dc.relation | Etd Educacao Tematica Digital | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teletandem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reflection on practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Third space | - |
Título: dc.title | TELETANDEM AS THIRD SPACE IN FOREIGN LANGUAGE TEACHER DEVELOPMENT | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: