Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.contributor | Pedagoga Inst Fed Parana | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Estadual Centro Oeste | - |
Autor(es): dc.creator | Marochi, Ana Claudia | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Alessandro de [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:04:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:04:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6734 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/195090 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/195090 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to investigate how workers/students organize the time between paid work, school and care for family and household chores. The collection of information was mainly through the reports of seven women workers and students who at the time of the interviews rescued their memories, outlining the categories of analysis, revealing the condition of subalternity and Internalization of women in public and private spaces. The women surveyed revealed that, in the capitalist society, highly based on issues of race/sex/ethnicity/gender and class and reinforced by patriarchy, they are the most exploited and occupy the most precarized works and are still the main responsible for childcare and household chores. According to data collected, they spend an average of 75 minutes more per day than men in domestic activities, and this number is double when it comes to women with children. In the reports of the researched, from childhood to adulthood, the relationship with care is very strong, reinforcing that the condition of women in capitalist society is grounded in a construction of being a woman and how this construction can interfere in time Intended for schooling. In all interviews, the care, whether of the children or others, as well as the paid work, are directly related to the school routes, that is, the schools were always left in the background. | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Santa Catarina, Programa Posgrad Educ, Florianopolis, SC, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Pedagoga Inst Fed Parana, Rede Estadual Educ Estado Parana, Campus Irati, Irati, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UNESP Ar, Educ, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Centro Oeste, Dept Pedag, Guarapuava, PR, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Centro Oeste, Programa Posgrad Educ, Guarapuava, PR, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UNESP Ar, Educ, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 361-376 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Fac Ciencias & Tecnologia | - |
Relação: dc.relation | Nuances-estudos Sobre Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schooling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender and Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Division of Labour | - |
Título: dc.title | TRAJECTORIES OF WORKERS/STUDENTS: WORKING TIME, SCHOOL AND CARE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: