
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa-Junior, Florencio Mariano da [UNESP] | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, Bettina dos Santos [UNESP] | - |
| Autor(es): dc.creator | Correr, Rinaldo [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:04:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:04:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12610 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/194917 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/194917 | - |
| Descrição: dc.description | The Reflection about gender in both professional performance and teaching of the graduate courses significantly contributes to thinking new ways of instrumentalizing practices. Masculinity and femininity models keep and are kept by sexist speeches in different settings, including the health context. The notion of a female predisposition to physical and emotional disorders, based on social patterns of frailty, culminated in the creation of health specialties aimed at preventing such illness. The male, permeated by notions of resistance and strength, has become a synonymous of healthy body, reaffirming the male dominance and the political and economic role of men, influencing their distancing from the cares with health. This study investigated the concepts of 05 active psychologists in hospital and outpatient contexts about gender and health relations through semi-structured interviews and content analysis. The data confirm other research findings in the health field by indicating the gendering process of the health practices and its possible effects in the care provided. The results may contribute to the discussion of the psychological care provided and the gender relations and contribute to a training addressing gender issues in an interdisciplinary way. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Programa Posgrad Educ Sexual, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Fac Integradas Bauru, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Programa Posgrad Psicol Desenvolvimento & Aprendi, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Programa Posgrad Educ Sexual, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Fac Integradas Bauru, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Programa Posgrad Psicol Desenvolvimento & Aprendi, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 1441-1464 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis | - |
| Relação: dc.relation | Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health psychologists | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching of psychology | - |
| Título: dc.title | GENDER CONCEPTIONS AND PROFESSIONAL TRAINING IN THE FIELD OF HEALTH PSYCHOLOGY | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: