
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
| Autor(es): dc.creator | Tonelli, Fernanda [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:04:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:04:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.35362/rie8113518 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/194851 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/194851 | - |
| Descrição: dc.description | This text aims to discuss the cultural component in teacher training courses of Spanish and Portuguese foreign languages. Through qualitative research, it is proposed to analyze how two training courses for language teachers - the course of Licenciatura em Letras - Espanhol, located in Brazil, and Profesorado de Portugues, in Argentina - represent the culture. This is done through the analysis of official documents that guide the courses, that is, the Pedagogical Political Project and the syllabus of the Brazilian course and the Course Guide of the Argentine course. The data analyzed indicate that the courses are based on a traditional conception of culture, marked by essentialism and Eurocentrism and expressed by working with the history of nations and the description of their societies. The two contexts are differentiated by the greater focus given to culture and Latin America (represented by Brazil) by the Argentine course. The Brazilian context is marked by the silencing of Latin American culture, which indicates the colonialist heritage in the academic and professional formation of the language teacher. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Unesp, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Unesp, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 211-232 | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Publicador: dc.publisher | Organizacion Estados Iberoamericanos Educacion Ciencia & Cultura-oei | - |
| Relação: dc.relation | Revista Iberoamericana De Educacion | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese Foreign Language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Spanish Foreign Language | - |
| Título: dc.title | Culture in the training for language teachers in Ibero-American context | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: