Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira Andretta, Pedro Ivo | - |
Autor(es): dc.creator | Gaspar, Nadea Regina [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:03:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:03:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/194746 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/194746 | - |
Descrição: dc.description | This research aims to understand the verbal-visual languages present in a collection of book covers of a narrative romance and the way they portray the contents of the work, with a view to the process of literary text analysis. We resort to the archaeological theory of Michel Foucault in his concepts of statement and discursive formation in the book The Archaeology of Knowledge, which were applied in the work Dom Casmurro by Machado de Assis. It is shown as a result that two statements that serve as themes: The city of Rio de Janeiro in the nineteenth century and female betrayal and adultery, which constituted the discursive formation: The female betrayal and adultery in Rio de Janeiro in the nineteenth century. At the end we found that the theory could help in the discursive practice of literary analysis of narrative texts, opening a possibility of further studies, among the existing ones, also in the field of Information Science. | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Sao Carlos, Programa Posgrad Ciencia Tecnol & Soc, BR-13560 Sao Carlos, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Sa, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Sa, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 37-49 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Fed Paraiba Ccsa | - |
Relação: dc.relation | Informacao & Sociedade-estudos | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dom Casmurro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Book Covers | - |
Título: dc.title | A DISCURSIVE LOOK AT THE BOOK COVERS: the dialogues between images and words in Dom Casmurro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: