A experiência da pesquisa acadêmica no campo de referência das Ciências Naturais e a formação de professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Fernando [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorRosário, Klebson Daniel Sodré do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:34:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:34:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/193420-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/193420-
Descrição: dc.descriptionA formação de professores ainda se apresenta como um terreno amplo e cheio de nuances a ser investigado, analisado e discutido, não só por pesquisadores e acadêmicos, mas também pela comunidade escolar de uma forma geral. No caso da formação inicial de professores das áreas das Ciências Naturais (Física, Química e Biologia), o envolvimento de licenciandos em pesquisas no Campo de Referência das Ciências Naturais, apresenta-se como uma dessas nuances, ainda pouco investigadas e discutidas, sob o ponto de vista formativo, levando em consideração a formação profissional docente para o ensino de ciências. Dessa forma, o presente estudo se propôs a apontar e discutir que tipo de influências a experiência do desenvolvimento de pesquisas no Campo de Referência pode orientar na formação inicial de professores das áreas das Ciências Naturais. Para tanto, foi definido um perfil de professor que pudesse fornecer informações mais adequadas para nossas análises: professor licenciado em cursos de Ciências Naturais, Ciências Biológicas, Química ou Física, com menos de cinco anos de formação e tempo de atividade profissional docente, e que tenha desenvolvido pesquisa no Campo de Referência durante a graduação. Definido esse perfil e selecionados os professores, foi realizada uma entrevista, devidamente autorizada e registrada com auxílio de um gravador de áudio. Em nossas análises, optamos por utilizar a Análise Textual Discursiva - ATD, por permitir um melhor aprofundamento nos processos discursivos, visando a atingir compreensões reconstruídas dos discursos. Além da análise das entrevistas, analisamos o produto final da pesquisa desenvolvida pelos professores durante a graduação, na forma de Trabalho de Conclusão de Curso, e os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos em que foram formados. Nossas análises apontam que a experiência da pesquisa no Campo de Referência oportuniza ao estudante uma série de situações e vivências típicas do trabalho científico, além de exigir deste, algumas virtudes importantes à formação profissional, tais como: responsabilidade, determinação, foco, autoestima, perseverança, entre outras. No conjunto das informações sobre as influências que a experiência da pesquisa no Campo de Referência pode agregar ao repositório do saber do professor, podemos destacar o aprofundamento teórico, o domínio de conteúdo e a propriedade de causa, demonstrada nas entrevistas. Podemos dizer que os saberes oriundos da experiência da pesquisa no Campo de Referência fornecem ao professor maior autoridade explicativa quando os assuntos de sua aula estão mais alinhados com o tema de sua pesquisa ou, ainda, quando a transposição didática ocorreu de forma mais consistente, seja pela proximidade dos assuntos, seja pela própria experiência profissional do professor. Por outro lado, é provável que o futuro professor também leve da formação inicial para a sua atuação profissional pelo menos uma das visões distorcidas de Ciência, daquelas citadas por Gil-Perez et al. (2001) e, dessa forma, acabe contribuindo não só para a disseminação de uma visão ingênua de Ciência, mas também para uma forma de abordagem de ensino de ciências baseada na mera transmissão do conhecimento científico pronto ou demonstrações óbvias de fenômenos naturais já estudados.-
Descrição: dc.descriptionTeacher training still presents itself as a broad and nuanced terrain to be investigated, analyzed and discussed, not only by researchers and academics, but also by the school community in general. In the case of the initial training of teachers in the areas of Natural Sciences (Physics, Chemistry and Biology), the involvement of studients in research in the Reference Field of Natural Sciences, presents itself as one of these nuances, still little investigated and discussed, under the formative point of view, taking into account the professional teacher training for science teaching. Thus, the present study proposed to investigate what kind of influences, the experience of developing research in the Reference Field, can guide the initial training of teachers in the areas of Natural Sciences. To this end, a teacher profile was defined that could provide us with more adequate information for our analyzes: a teacher trained in courses in Natural Sciences, Biological Sciences, Chemistry or Physics, with less than five years of training and teaching professional activity time, and who has developed research in the Reference Field during graduation. After defining this profile and selecting the teachers, an interview was carried out, duly authorized, and recorded with the aid of a tape recorder. In our analyzes, we chose to use Discursive Textual Analysis, as it allows us to dive into discursive processes, aiming to achieve reconstructed understandings of the discourses. In addition to the analysis of the interviews, we analyzed the final product of the research developed by the teachers during the graduation, in the form of TCC, and the Political Pedagogical Projects of the courses. Our analyzes point out that the research experience in the Reference Field provides the student with a series of situations and experiences typical of scientific work, in addition to requiring from him, some important virtues to professional training, such as: responsibility, determination, focus, self-esteem, perseverance, among others. In the set of information about the influences that the research experience in the Reference Field can add to the teacher's repository of knowledge, we can highlight the theoretical deepening, the domain of content, and the property of cause, shown in the interviews. We can say that the knowledge derived from the research experience in the Reference Field provides the teacher with a greater explanatory authority, when the subjects of his class are more aligned with the subject of his research, or even when the didactic transposition occurred in a more consistent way, either by the proximity of the subjects, or by the teacher's own professional experience. On the other hand, it is likely that the future teacher will also take from initial training to his professional performance, at least one of the distorted views of Science, from those mentioned by Gil-Perez et al. (2001), and thus end up contributing, not only to the dissemination of an naive view of Science, but also to a form of approach to science teaching based on the mere transmission of ready scientific knowledge, or obvious demonstrations of natural phenomena already studies.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Direitos: dc.rightsLOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa no campo de referência-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Palavras-chave: dc.subjectScience teacher education-
Palavras-chave: dc.subjectResearch in the reference field-
Palavras-chave: dc.subjectSeaching knowledge-
Título: dc.titleA experiência da pesquisa acadêmica no campo de referência das Ciências Naturais e a formação de professores-
Título: dc.titleThe experience of academic research in the reference field of Natural Sciences and teacher training-
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