A importância da formação docente para o trabalho com um livro didático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFreire, Elton Carlos de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T23:29:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T23:29:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/153893-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/153893-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionPós-graduação em Letras - FCLAS-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho pesquisamos e refletimos sobre o ensino de Literatura por meio do livro didático. Para tanto, iniciamos uma revisão bibliográfica sobre a formação docente e discurso de diversos autores sobre esta formação a fim de se estabelecer um parâmetro de qualificação e desenvolvimento. Localizamos a ideologia dentro do ambiente escolar e nos livros didáticos. Discursamos sobre a prática docente e propusemos ações que possam auxiliar na formação docente. Passamos adiante para o estudo histórico do desenvolvimento do ensino de Português no Brasil. Elaboramos um conceito de Literatura e ensino de Literatura. Abordamos o livro didático e o ensino de Literatura por meio de livros didáticos. Fizemos uma análise geral de um capítulo de um determinado livro didático para investigar uma forma de auxiliar o professor na sala de aula e, especificamente, sua forma de ensinar Literatura. E por fim, Elaboramos uma sequência didática de ensino de Literatura, utilizando trechos da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado, como forma de intervenção, baseada em conceitos de Literatura e ensino de Literatura apontados nesta dissertação.-
Descrição: dc.descriptionIn this work we researched and reflected on the teaching of literature through the textbook. In order to do so, we started a bibliographical review about the teacher training and discourse of several authors about this formation in order to establish a parameter of qualification and development. We locate ideology within the school environment and in textbooks. We discussed the teaching practice and proposed actions that could aid in teacher training. We go on to the historical study of the development of Portuguese teaching in Brazil. We developed a concept of literature and literature teaching. We approach the textbook and the teaching of literature through textbooks. We did a general analysis of a chapter of a particular textbook to investigate how to assist the teacher in the classroom and, specifically, how to teach literature. And finally, we elaborated a didactic sequence of literature teaching, using excerpts from the work Capitães da areia, by Jorge Amado, as a form of intervention, based on concepts of literature and literature teaching pointed out in this dissertation.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Literatura-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA importância da formação docente para o trabalho com um livro didático-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.