Se um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMorais, Marcelo Bezerra de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T23:17:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T23:17:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/149971-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/149971-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionProcesso FAPESP: 2014/05379-0-
Descrição: dc.descriptionCAPES: BEX 10083/14-6-
Descrição: dc.descriptionPós-graduação em Educação Matemática - IGCE-
Descrição: dc.descriptionA intenção desta pesquisa foi compreender e elaborar versões históricas, a partir de diversas perspectivas documentais e testemunhais, de como se deu a formação dos professores que ensinavam matemática no estado do Rio Grande do Norte, nas séries que correspondem aos atuais ensinos fundamental e médio, incluindo possíveis aspectos relacionados ao desenvolvimento desse processo de formação, antes e durante o período de criação dos quatro mais antigos cursos superiores que habilitavam professores em Matemática neste estado. Utilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, produzindo e analisando vinte narrativas e documentos acessados em arquivos públicos e privados. Seguindo uma perspectiva transdisciplinar, elaboramos compreensões sobre o processo “formação de professores de matemática” e constituímos narrativas segundo três disposições distintas mas interconectadas: a análise narrativa de narrativas, a análise de singularidades e a análise de convergências. O texto final desse movimento de pesquisa tem um estilo alternativo que pretende dialogar com as teorizações feitas.-
Descrição: dc.descriptionThe intention of this doctoral thesis is to sketch, from oral and written sources, some historical versions about the process in which Brazilian teachers from the state of Rio Grande do Norte were formed to teach in secondary schooling system. Our main methodological guide was given by Oral History and our research sources were, basically, twenty narratives and a set of written documents collected in public and particular archives. From these sources, following a transdisciplinary framework and three distinct bur interconnected analytical perspectives – the so called narrative analysis of narratives, the analysis of singularities and the analysis of convergences –, it was possible to build a comprehensive discourse on ”Math teachers formation” and, particularly, on “Math teachers formation in Rio Grande do Norte”. The final report composition follows an alternative style in order to emphasize the theorization that underlies all the research process.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectSingularidades-
Palavras-chave: dc.subjectHistória oral-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectNarratives-
Palavras-chave: dc.subjectSingularities-
Palavras-chave: dc.subjectOral history-
Palavras-chave: dc.subjectResearch metodology-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Mathematics Education-
Título: dc.titleSe um viajante... Percursos e histórias sobre a formação de professores de matemática no Rio Grande do Norte-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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