Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Zulind Luzmarina-
Autor(es): dc.creatorCordeiro, Maria Ângela de Moraes-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Lizete Maria Orquiza de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T23:12:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T23:12:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ87.htm-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/148214-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/148214-
Descrição: dc.descriptionNa tentativa de promover uma interação maior entre Universidade-Escola Pública, professores e alunos da UNESP desenvolveram um projeto que visava obter informações de como poderia ser realizada uma parceria que provocasse mudanças na escola, no que se refere à utilização do laboratório de informática e química. Particularmente aqui vamos nos referir a área de informática. A idéia deste projeto surgiu da convivência com professores das escolas Estadual de Urubupungá (EEU) e Profa. Léa Silva de Moraes, durante nossa participação, assim como outros docentes da UNESP, em outro projeto, cujo objetivo era de apoiar o conjunto de professores da EEU no esforço de provocar mudanças no ensino e na escola como um todo. Acreditávamos que esses dois projetos se realimentariam, pois enquanto um oferecia embasamento teórico, este oferecia a oportunidade de colocar em prática as ações propostas. Inicialmente fizemos um levantamento dos programas computacionais existentes na escola e através do estudo destes materiais, preparação e discussão, foram propostas atividades práticas a serem desenvolvidas com professores e alunos da Escola Léa. As atividades desenvolvidas no projeto em paralelo consistiam de: reuniões semanais dos professores da Unesp; reuniões semanais com professores da Unesp e EEU; e encontros individuais entre professores da Unesp e EEU. Todos os dados das reuniões eram anotados no decorrer das mesmas. Os dados obtidos mostram que a atitude dos professores foi de total aceitação e passividade diante do projeto. Somente uma professora mostrou um real envolvimento e este caso foi muito interessante, o envolvimento dela acabou por ocasionar o envolvimento dos alunos. Quanto ao objetivo do projeto concluímos que existe, por parte dos Diretores e Coordenadores, um grande interesse em envolver os professores em atividades trazidas pela Universidade. Porém, essa experiência nos mostrou que devemos aproximar mais os nossos projetos, daquilo que os professores da escolas estaduais e municipais consideram como necessidades. Embora os professores da Unesp considerassem de fundamental importância a utilização dos laboratórios em atividades de ensino, isto pareceu estar muito longe do que os professores da rede estadual e municipal consideram como necessidades. Nossos dados nos mostram que o objetivo que deveria ser colocado em primeiro lugar, neste caso, seria trabalhar na crença se os laboratórios são ou não essenciais para o desenvolvimento do ensino de qualidade. Percebemos que a mão de obra qualificada vinda da Universidade só poderá ser efetiva quando for ao encontro das necessidades reais do professor das escolas municipais e estaduais.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso de Extensão Universitária-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Título: dc.titleInteração universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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