Transformações recentes no comércio e no consumo: as trocas de mercadorias a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Patrícia da Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T23:07:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T23:07:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/148022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/148022-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.descriptionPós-graduação em Geografia - IGCE-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa investigou-se tanto a importância, como a natureza e proporção das trocas de mercadorias, proporcionadas através do Facebook, e realizadas na cidade de Pelotas-RS, a partir da intrínseca relação entre o espaço virtual e o espaço concreto. Assim, a presente pesquisa foi construída em três momentos principais: 1) a discussão sobre o contexto atual, marcado, a nosso ver, pelos preceitos trazidos pela hipermodernidade; 2) algumas considerações acerca dos estudos referentes ao comércio e ao consumo no contexto histórico e geográfico; e, 3) um estudo de caso na cidade de Pelotas-RS sobre as relações comerciais estabelecidas a partir do SRS Facebook. Para tanto, foi utilizado o método dialético, e o estudo de caso se deu a partir dos grupos de trocas de mercadorias da cidade de Pelotas-RS presentes no Facebook, bem como de quatro eventos realizados na mesma cidade, organizados e divulgados, em grande medida, através do Facebook: a “Feira do Rolo”, o “Fotroca”, o “Piquenique Cultural” e o “Sofá na Rua”. Como resultados, pudemos constatar a importância do Facebook, e das TIC’s de forma geral, enquanto ferramentas de organização e divulgação, para as relações de trocas proporcionadas a partir dos grupos pesquisados e para a realização dos eventos investigados, bem como para os participantes. Outro resultado importante refere-se ao uso e ocupação dos espaços públicos urbanos a partir dos eventos investigados, bem como a espacialização das trocas de mercadorias na cidade de Pelotas-RS iniciadas nos grupos presentes no Facebook.-
Descrição: dc.descriptionIn this research we investigated the relevance, the nature and the proportion of the trade of goods made possible by Facebook done in the city of Pelotas – RS by the intrinsic relationship of the concrete and virtual space. Thus, the present research was built in three moments: 1) the discussion about the present context; 2) considerations regarding the study of the trade and consumption of goods through the lens of historical and geographical context; and, 3) a case study in the city of Pelotas-RS about the commercial relationships established by SNW Facebook. To accomplish the case study, the dialectic method was employed and the study was based on Facebook groups dedicated to the trade of goods in the city of Pelotas-RS as well as four events in the same city that were organized and disclosed in its majority using Facebook: “Feira do Rolo”, “Fotroca”, “Piquenique Cultural” and “Sofá na Rua”. In terms of results, it was possible to evidence how Facebook and ICTs in general provide means for organization and disclosure in a way that profoundly influences the relations of trade provided by the researched groups as well as the concretization of the investigated events and the participation of the attendees. Another relevant result relates to the use and occupation of public urban spaces for the investigated events, as well as the spacial distribution of the trade of goods in the city of Pelotas-RS started in Facebook groups.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectComércio e consumo-
Palavras-chave: dc.subjectSites de redes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPelotas-RS-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da informação e comunicação (TICs)-
Palavras-chave: dc.subjectFacebook-
Palavras-chave: dc.subjectTrade and consumption, social network websites-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and communication technologies (ICTs)-
Palavras-chave: dc.subjectSocial network websites-
Título: dc.titleTransformações recentes no comércio e no consumo: as trocas de mercadorias a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.