Fundamentos da cidadania e educação em direitos humanos para alunos do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMichelino, Ananda Natalia[UNESP]-
Autor(es): dc.creatorCosta, Maíra Domingos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T23:07:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T23:07:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTU5Mg==-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/147004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/147004-
Descrição: dc.descriptionO Núcleo de Estudos da Tutela Penal e Educação em Direitos Humanos desenvolve inúmeros projetos, dentre eles o projeto "Fundamentos da Cidadania e Educação em Direitos Humanos" para alunos do Ensino Fundamental. Esse projeto consiste em oficinas mensais com quatro turmas de trinta alunos cada da 5ª série/ 6º ano da E.E. Profª. Lydia Rocha Alves. Nessas oficinas, são desenvolvidos temas relacionados a Direitos Humanos que coloquem os alunos do ensino fundamental não apenas em contato com situações-problema dentro da obtenção e violação dos Direitos Humanos, mas que possibilite a compreensão e formulação de uma visão própria e crítica sobre sua realidade. Os eixos temáticos das oficinas são: a) democracia, direitos humanos e direitos civis; b) racismo; c) questões de gênero; d) homofobia; e) discriminação religiosa; f) discriminação à criança, ao deficiente e ao idoso; g) violência I: família e sociedade e h) violência II: escola e bullying. Para a realização das oficinas, são feitas reuniões de preparação temática prévia, que abrangem levantamento bibliográfico e nas quais se convidam profissionais das diversas áreas do conhecimento para prepararem os discentes universitários para as oficinas na escola. Em suma, trata-se de um projeto que demanda comprometimento com o estudo e com a prática diária da reflexão acerca da dimensão pré-violatória dos direitos humanos para que ocorra a desconstrução de paradigmas de exclusão e justificativa para a reprodução de preconceitos. Os resultados obtidos até então com o projeto são produtivos, sendo possível afirmar que o objetivo de difundir uma cultura pré-violatória em direitos humanos no ambiente escolar está sendo alcançado. Nas oficinas realizadas, pudemos observar o choque existente entre teoria e práxis na medida e que o contato com os estudantes se deu de forma positiva, porém apresentando diversos desafios, tais como a extrema agitação da sala de aula na realização das dinâmicas. Em contrapartida, a participação dos alunos na discussão do tema é sempre numerosa e muito rica. Uma medida extremamente importante para a concretização do projeto é o estudo da realidade vivida pelos alunos. A situação socioeconômica é fundamental na realização das oficinas, fazendo com que a discussão sobre direitos humanos com crianças que convivem com a violação dos mesmos é o grande desafio do projeto. Conclui-se que os resultados obtidos são concretos e que os maiores desafios são a comunicação com os alunos e a adequação do tema Direitos Humanos à realidade vivida pelas crianças. Assim, esperamos que os debates se tornem mais produtivos na medida em que se busque a realização desses desafios.-
Formato: dc.format09592-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso de Extensão Universitária-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Título: dc.titleFundamentos da cidadania e educação em direitos humanos para alunos do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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