Ciência na boca

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Sergio Sualdini-
Autor(es): dc.creatorBasso, Michael Frederico Manzolli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T23:06:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T23:06:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0Mg==-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/146817-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/146817-
Descrição: dc.descriptionProjeto de Extensão da Faculdade de Odontologia de Araraquara/Proex/Unesp destinado a todas as faixas etárias. Iniciou-se em 2006 com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e há alguns anos conta com forte parceria do SESC Araraquara. Visa uma ação educativa para a população no que diz respeito aos procedimentos realizados nos tratamentos odontológicos, à tecnologia envolvida nos mesmos e à importância da ciência na evolução do conhecimento da área. Paralelamente o projeto trabalha a educação da população quanto à importância da prevenção em saúde bucal. Adicionalmente objetiva que os acadêmicos envolvidos passem pela experiência de assumir a posição de difusor de informações, e assim colaborar na construção do caráter dos mesmos, conscientizando-os de suas responsabilidades enquanto cidadãos e profissionais da saúde. Seja na sala de espera do Setor de Triagem da Faculdade de Odontologia de Araraquara, no SESC, em praças ou escolas públicas de Araraquara e região, o projeto adota como metodologia a realização de atividades diversificadas tais como palestras de curta duração com apoio multimídia, em que os problemas de saúde bucal mais comuns são apresentados, e suas fases de tratamento demonstradas. Causas e prevenção destas enfermidades são discutidas, sendo estas palestras seguidas, ou não, por oficinas em que as pessoas têm a oportunidade de entrar em contato com materiais e técnicas odontológicas e/ou experimentos científicos que possam ilustrar o tema abordado. Resultados. 1. População. Este projeto tem beneficiado milhares de pessoas a cada ano, conscientizando-as sobre saúde bucal e facilitando o entendimento das mesmas de como são realizados os tratamentos odontológicos e sua inter-relação com a ciência e tecnologia. Espera-se que estes conhecimentos induzam a tomada de responsabilidade de cada um para com a sua saúde bucal e desmistifiquem procedimentos odontológicos, colaborando para uma atitude pró-ativa das pessoas durante os tratamentos. É esperado ainda que a compreensão da importância da ciência e tecnologia neste processo colabore para a formação de uma sociedade madura, que exija de seus governantes investimentos na evolução do saber. 2. Acadêmicos. Com relação aos acadêmicos a vivência no projeto colabora de maneira efetiva para com a sua formação profissional e de caráter, conscientizando-os sobre a necessidade da busca de conhecimentos para uma formação contínua e diferenciada, bem como de suas responsabilidades enquanto cidadãos detentores do conhecimento alcançado.-
Formato: dc.format09942-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso de Extensão Universitária-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectOdontologia-
Título: dc.titleCiência na boca-
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