Da indigência à cidadania através da alfabetização

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFigueira, Ivana Muriel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:57:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:57:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/143618-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/143618-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: Este projeto encontra- se em desenvolvimento na Casa de referência ao migrante e morador de rua de Presidente Prudente-SP, e a sala é composta por vinte educandos, com idade entre 20 e 75 anos, ambos os sexos. Por ser um trabalho inédito nesse local, os educandos se mostram motivados e assíduos nas aulas que acontecem três vezes na semana. Objetivos: Sendo assim, esse projeto tem como objetivo através do desenvolvimento da auto- estima e reabilitação social, além da alfabetização, integrá- los ao convívio social, transformando a indigência em cidadania. Métodos: Baseados em Paulo Freire, nossos métodos buscam através de um ensino diferenciado contribuir com o desenvolvimento educativo e suas necessidades pessoais, tratando- os e compreendendo- os de forma individual, respeitando a realidade do educando, bem como suas perspectivas. Incentivando- os a compreender o mundo de forma politizada, crítica e consciente, para que isso venha consequentemente acarretar sujeitos atuantes na sociedade. Resultados: São visíveis os resultados alcançados com esses educandos onde vivenciamos um avanço considerável no processo de apropriação da linguagem escrita, podendo verificar também mudanças de atitude em relação ao papel de cidadão, onde os educandos já percebem a importância, antes desvalorizada pelos mesmos, da participação na comunidade, não somente sendo parte dela, mas atuando em suas decisões.-
Formato: dc.format072-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso de Extensão Universitária-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Título: dc.titleDa indigência à cidadania através da alfabetização-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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