A educação física de 3ª e 4ª séries: experiência com sucesso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFrancisco, Marcos Vinicius-
Autor(es): dc.creatorAlbuquerque, Denise Ivana de Paula-
Autor(es): dc.creatorArantes, Angela da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:57:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:57:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/143597-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/143597-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: Sabe-se que a Educação Física é capaz de contribuir para o processo de construção dos conhecimentos, e da formação cultural pautado na autonomia e na emancipação do sujeito ético e moral, ao apropriar-se dos elementos da cultura corporal/movimento os alunos poderão enxergar-se como sujeitos pertencentes a um processo histórico, que nunca foi e nem será estático. Objetivos: O trabalho faz parte de um projeto de extensão universitária do curso de Educação Física da FCT/UNESP, iniciado em 2005, na EMEIF Prof.“Ocyr Azevedo”, município de Presidente Prudente-SP, que tem como meta promover à interação da teoria a prática nas aulas de Educação Física, através da vivência no contexto educacional, bem como, oferecer aos alunos desta escola a oportunidade de participarem das aulas com futuros profissionais da área, visto que as mesmas eram ministradas por professores polivalentes. Não pretendemos culpá-los ou criticá-los por agirem ou não de uma determinada maneira, mas mostrar-lhes que são agentes sociais e que possam assim, refletir sobre suas práticas que são determinadas culturalmente. Métodos: Desenvolvemos com os alunos das 3as e 4as séries, atividades, jogos, brincadeiras, músicas, debates e confecções de trabalhos, que dessem conta de fazê-los refletir acerca da importância das aulas de Educação Física no que tange a cultura corporal/movimento. Resultados: Percebeu-se que os resultados obtidos com as mais de 150 crianças foram satisfatórios, visto que nos debates e produções por escrito, as mesmas foram capazes de argumentar sobre seus pontos de vista com certo grau de criticidade, além de terem participado ativamente das aulas propostas com grande empenho e satisfação. Nas conversas com os pais, professores e direção escolar ficaram evidentes a satisfação por parte dos mesmos, com relação à qualidade das aulas que vinham sendo ministradas no projeto. Sendo assim, devemos referir que a Educação Física é uma disciplina fundamental para o processo de ensino/aprendizagem, e que quando bem trabalhada alcança seus objetivos propostos.-
Formato: dc.format049-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso de Extensão Universitária-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Título: dc.titleA educação física de 3ª e 4ª séries: experiência com sucesso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.