Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na educação: a webquest na sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOmodei, Juliana Dalbem-
Autor(es): dc.creatorGakiya, Simone Maria Carlos-
Autor(es): dc.creatorSantana, Jane Aparecida de Souza-
Autor(es): dc.creatorSchlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:52:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:52:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/141796-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/141796-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem como objetivo descrever as experiências realizadas na construção, planejamento, execução e analise de um curso de extensão oferecido na modalidade a distância desenvolvido durante uma disciplina do Programa de Pós Graduação em Educação da FCT/UNESP/Presidente Prudente. O curso teve como publico alvo 18 professores da Rede Municipal de Ensino da Secretaria de Educação do município de Presidente Prudente/SP que atuam desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental (ciclo I). O objetivo geral do curso era formar educadores da escola pública para o uso das TDIC, especificamente por meio da metodologia WebQuest na tentativa de disseminar novas tecnologias na sala de aula, proporcionando aos professores participantes a oportunidade de conhecer uma metodologia de pesquisa focada no uso da internet. O curso contou com uma carga horário de 140h e foi dividido em quatro módulos, a saber: 1. Educação à Distância e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc; 2. TIC na Educação; 3. Planejamento da WebQuest; 4. Produção de blog para a publicação e aplicação da Webquest. Para analise do curso e dos módulos foram criadas algumas categorias na tentativa de facilitar a identificação dos resultados obtidos. Desta forma, foi possível perceber que os objetivos propostos a priori foram alcançados, pois os professores participantes do curso viram na metodologia WebQuest mais uma possibilidade de trabalho com a tecnologia no ambiente escolar, partindo de uma atividade estruturada e significativa para os alunos.-
Formato: dc.format11467-11479-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Publicador: dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso Nacional de Formação de Professores-
Relação: dc.relationCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectWebQuest-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleTecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na educação: a webquest na sala de aula-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.