Estratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorZengo, Lonise Caroline-
Autor(es): dc.creatorZengo, Loiane Maria-
Autor(es): dc.creatorSeabra Junior, Manoel Osmar-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Amália Rebouças de Paiva e-
Autor(es): dc.creatorFaustino, Pedro Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:52:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:52:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/141787-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/141787-
Descrição: dc.descriptionAo se contrapor a formação dos docentes do ensino comum regular com a inclusão escolar vivenciada pelo sistema educacional brasileiro, a qual garante acesso, permanência e qualidade do ensino, destaca-se a importância do desenvolvimento na formação e cotidiano escolar da Tecnologia Assistiva (TA), entendida nesta pesquisa com estratégias de ensino e recursos pedagógicos. Nesta perspectiva, a pesquisa possui como objetivo a construção/ adaptação de estratégias de ensino e recursos pedagógicos que favoreçam o ensino-aprendizagem da modalidade do Badminton às pessoas com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida com alunos diagnosticados com Deficiência Intelectual, matriculados na APAE de Presidente Prudente. Para o ensino da modalidade foram desenvolvidas 40 intervenções, dividindo os fundamentos do Badminton de acordo com as habilidades motoras básicas propostas por Gallahue (2003): estabilizantes, manipulativas e locomotoras. No desenvolvimento das atividades ao nos depararmos com obstáculos no desenvolvimento da modalidade, utilizou-se como parâmetro para sua superação as etapas do fluxograma de Manzini e Santos (2002). Utilizou-se na pesquisa a abordagem exploratória, analítico-descritiva, e a coleta de dados baseada na observação e registro por meio de uma ficha de registro. Concluiu-se que a utilização das TA foram essenciais e indispensáveis para o desenvolvimento e sucesso da aprendizagem da modalidade esportiva, destacando sua importância na formação do docente, bem como em seu cotidiano.-
Formato: dc.format9050-9060-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Publicador: dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso Nacional de Formação de Professores-
Relação: dc.relationCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia assistiva-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos pedagógicos e estratégias de ensino-
Título: dc.titleEstratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectual-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.