Aprendizagem profissional de docentes iniciantes na educação infantil: os enfrentamentos da formação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAngotti, Maristela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:52:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:52:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/141702-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/141702-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho decorre de pesquisa realizada com professoras iniciantes na Educação Infantil, tendo por finalidade trazer contribuições sobre o como aprende e se desenvolve o adulto em sua condição profissional enquanto docente na Educação Infantil (pré-escola), contribuição que, aliada ao reconhecimento do necessário foco na especificidade desta etapa pertencente ao sistema educacional brasileiro, nos permite pensar em investimentos para melhor formar nossos quadros profissionais, sobretudo os de docentes. Há que se destacar o pouco interesse nesta área, ou seja, buscamos aprofundar cada vez mais os conhecimentos científicos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, porém não temos a recíproca preocupação em relação ao como esta díade acontece nos adultos em sua condição profissional. Aliado ao estudo mais aprofundado e consequente sobre aprendizagem e desenvolvimento profissional, temos que projetar o necessário investimento na definição e publicização de como possa ser a profissionalidade na referida etapa educacional que ainda convive com perspectivas históricas conceituais, teórico-práticas discrepantes e contraditórias, que não favorecem à criança menor de seis anos em seu desenvolvimento integral. Portanto, necessário se faz revelar qual a especificidade deste fazer em suas diferentes dimensões (prática didática, prática institucional, prática relacional com pais, responsáveis e sociedade...), fundamentado neste trabalho nas relações com a existência de marcos teóricos e legais constituídos.-
Formato: dc.format256-268-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Publicador: dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso Nacional de Formação de Professores-
Relação: dc.relationCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores iniciantes-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem e desenvolvimento profissional-
Título: dc.titleAprendizagem profissional de docentes iniciantes na educação infantil: os enfrentamentos da formação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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