Expectativas formativas dos docentes participantes do pde

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAudi, Amanda Godoi-
Autor(es): dc.creatorCortela, Beatriz Salemme Correa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:52:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:52:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/141681-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/141681-
Descrição: dc.descriptionO Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) é uma política pública de formação continuada dos professores da Educação Básica do Estado do Paraná. Visa oferecer um tipo de formação em serviço aos docentes que atuam na educação básica de modo a propiciar uma elevação na qualidade de ensino oferecida, a produção de conhecimentos especializados e um diálogo entre os professores da Educação Básica e os professores Universitários. O PDE foi formulado para que fosse oferecida uma qualificação diferenciada ao profissional de ensino, completando assim sua formação docente. Este trabalho tem por objetivo analisar em que aspectos o programa consegue suprir as expectativas e necessidades iniciais desses profissionais e em que aspectos estão completando, realmente, a formação inicial dos docentes. Essa pesquisa está sendo realizada na Universidade Estadual do Norte do Paraná, nos campus de Cornélio Procópio e Jacarezinho, durante os anos de 2012 e 2013, 46 sujeitos responderam um questionário semi-estruturado. A pesquisa é quantitalitativa, de caráter exploratório. O questionário visou levantar as necessidades formativas e expectativas curriculares destes sujeitos com vistas a oferecer subsídios para possíveis reformulações para melhorias na implementação do projeto. A pesquisa está em andamento, mas até o presente momento foi possível constatar que com o PDE, os professores passam a frequentar novamente o universo acadêmico, despertando interesses, fazendo com que muitos sintam a necessidade de continuar se especializando e tornar-se produtor do saber sistematizado.-
Formato: dc.format6321-6332-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Publicador: dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso Nacional de Formação de Professores-
Relação: dc.relationCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Título: dc.titleExpectativas formativas dos docentes participantes do pde-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.