Conhecimento matemático para ensinar de futuros professores na exploração de tópicos de organização e tratamento de dados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Carlos Miguel-
Autor(es): dc.creatorMartins, Fernando-
Autor(es): dc.creatorMontes, Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:52:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:52:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/141657-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/141657-
Descrição: dc.descriptionO conhecimento do professor é um dos aspetos que tem vindo a assumir um relevo significativo na investigação em educação matemática. Enquanto professores, a forma como preparamos e exploramos as distintas tarefas, com o intuito de abordar os vários temas matemáticos, está numa relação direta com o conhecimento que temos sobre cada um desses temas e com as formas de como estes se inter-relacionam (podem inter relacionar). É, assim, de suprema importância que os professores, atuais ou futuros, possuam um conhecimento alargado e aprofundado dos conceitos e a forma como estes se relacionam dentro do mesmo tema e entre temas diferentes. Este conhecimento é, aqui, encarado na perspetiva do Mathematical Knowledge for Teaching (MKT). Neste texto iremos discutir e refletir sobre o MKT revelado por futuros professores das séries iniciais, acerca de tópicos de Organização e tratamento de dados. Em particular focar-nos-emos em dados coletados a partir das respostas de um grupo de futuros professores a um conjunto de tarefas abordando a elaboração de pictogramas e gráficos de barras. Discutiremos algumas das situações matematicamente críticas identificadas e as suas implicações para a formação – de modo a que esta se passe a focar onde é, efetivamente necessária e contribua para desenvolver o MKT do professor.-
Formato: dc.format2071-2083-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Publicador: dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso Nacional de Formação de Professores-
Relação: dc.relationCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Título: dc.titleConhecimento matemático para ensinar de futuros professores na exploração de tópicos de organização e tratamento de dados-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.