Diálogo: imaginação, (im)previsibilidade e ação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMilani, Raquel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:52:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:52:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/141653-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/141653-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionO diálogo é uma forma de comunicação entre professor e alunos para promover aprendizagem. Este texto discute o grau de previsibilidade ou imprevisibilidade de um diálogo em um cenário imaginário e em uma aula real de matemática. Essa discussão tem como ponto de partida uma atividade de diálogo realizada em uma disciplina de estágio em um curso de Licenciatura em Matemática. Esse foi o contexto da produção de dados de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo é compreender o processo de aprender a dialogar por parte de futuros professores de matemática em sua prática docente no contexto do estágio supervisionado. Considerando uma abordagem interpretativa e pragmática de pesquisa, um encontro entre o conceito de diálogo e os futuros professores de matemática foi promovido para que se pudesse alcançar o objetivo da investigação. Em uma atividade, os estagiários criaram um diálogo imaginário diretivo que direciona o trabalho dos alunos para um lugar pré-definido, diferenciando-se do diálogo investigativo. O processo de imaginação pedagógica e a exploração de possibilidades a respeito do que foi imaginado configuram-se como ações importantes para aprender a dialogar na educação matemática.-
Formato: dc.format2177-2187-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Publicador: dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso Nacional de Formação de Professores-
Relação: dc.relationCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDiálogo em educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação pedagógica-
Título: dc.titleDiálogo: imaginação, (im)previsibilidade e ação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.