A cultura colaborativa entre docentes na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorRecco, Kethylin Viotto-
Autor(es): dc.creatorCorrêa Junior, José Firmino-
Autor(es): dc.creatorSouza Neto, Samuel de-
Autor(es): dc.creatorIza, Dijnane Fernanda Vedovatto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:52:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:52:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/141605-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/141605-
Descrição: dc.descriptionA Educação Infantil abrange diferentes linguagens a serem trabalhadas com as crianças pequenas, dentre elas está o Movimento que está diretamente ligado à Educação Física. O trabalho docente na Educação Infantil envolve diferentes profissionais, entre eles pedagogas e professores de Educação Física, assim a colaboração entre eles é fundamental para o desenvolvimento do trabalho com as crianças pequenas. Diante disso, o que se busca é saber como ocorre o trabalho entre esses professores sob a ótica da cultura colaborativa. O objetivo da pesquisa foi compreender a cultura colaborativa dos professores atuantes na Educação Infantil. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, de cunho qualitativo, utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário; observação; fonte documental e entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo. Nesse trabalho são apresentados somente dados preliminares do questionário-piloto sobre a formação acadêmica, as contribuições da formação inicial para o trabalho docente na Educação Infantil, o convívio entre os professores e o planejamento das atividades pedagógicas. Entre os resultados preliminares foram observados que todos os docentes que estão atuando nesse segmento escolar possuem uma formação acadêmica em licenciatura, entretanto, a formação inicial parece não suprir as demandas que envolvem o trabalho docente nesse nível de ensino. Além disso, há um bom convívio entre todos os profissionais, porém ao analisarmos as práticas pedagógicas entre docentes da Educação Física e Pedagogas percebeu-se que nem sempre estas práticas estão relacionadas e, ainda, não existe no momento de planejamento uma troca colaborativa sobre o trabalho docente entre os professores atuantes na Educação infantil.-
Formato: dc.format1554-1566-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Publicador: dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso Nacional de Formação de Professores-
Relação: dc.relationCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Título: dc.titleA cultura colaborativa entre docentes na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.