O uso de histórias em quadrinhos como recurso didático na educação ambiental: relato de uma experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCosta, Rômulo Theodoro-
Autor(es): dc.creatorSantos, Amanda de Faria-
Autor(es): dc.creatorSouza, Tatiana Noronha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:52:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:52:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/141603-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/141603-
Descrição: dc.descriptionPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)-
Descrição: dc.descriptionA Educação ambiental contempla processos que levam o indivíduo e a coletividade a construírem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a preservação do meio ambiente, voltado ao uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Diante dos desafios de se trabalhar a Educação Ambiental-EA nas escolas, o presente trabalho objetiva apresentar um relato de experiência, sobre um projeto que procurou articular o trabalho de EA, e a produção de histórias em quadrinhos. O projeto do Núcleo de Ensino foi realizado junto a alunos da sétima série de uma escola Estadual de São Paulo. Foi desenvolvido por dois bolsistas do curso de Ciências Biológicas da UNESP de Jaboticabal, em parceria com a professora de Artes, sob a coordenação de uma docente da Universidade. Apesar das dificuldades em realizar atividades em aulas de cinquenta minutos, verificamos um grande envolvimento dos alunos, nas atividades que exigiam criação. Além da produção da história, os alunos participaram ativamente das discussões para ressignificação dos valores e práticas cotidianas, com vistas ao maior cuidado com o meio ambiente. Verificamos, também, a importância da escolha de estratégias que contem com a participação ativa dos alunos, para a ressignificação e construção de valores. Para os bolsistas, a realização de projetos em escolas, que exigem o (re) planejamento constante das atividades, em função da característica e dinâmica dos diferentes contextos é fundamental na formação inicial do professor.-
Formato: dc.format10422-10432-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Publicador: dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso Nacional de Formação de Professores-
Relação: dc.relationCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleO uso de histórias em quadrinhos como recurso didático na educação ambiental: relato de uma experiência-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.