Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPaixão Junior, Valdir Gonzalez-
Autor(es): dc.creatorSilva, Henrique Alexandre da-
Autor(es): dc.creatorFrazon, Tamires Fonseca-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Aline Veríssimo-
Autor(es): dc.creatorSartori, André-
Autor(es): dc.creatorHohne, Danilo Leonan-
Autor(es): dc.creatorFerrari, Nilza Bissacot de Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:52:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:52:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/141596-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/141596-
Descrição: dc.descriptionO presente relato é fruto de um trabalho interativo desenvolvido durante o ano de 2013, com cinco alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências de Botucatu, câmpus da UNESP, através da participação dos mesmos no Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (Pibid) na Escola Estadual Armando de Sales Oliveira, na cidade de Botucatu (SP). Nesta unidade escolar, os alunos bolsistas puderam, na vivência do cotidiano escolar entrar em contato, intra e extra sala de aula, com a complexa rede de interações dos professores e seus próprios saberes, dos saberes compartilhados entre os professores e dos saberes construídos e vivenciados pelos próprios bolsistas. Em reuniões semanais com estes alunos foi possível estabelecer um processo de reflexão sobre os saberes demonstrados pelos professores no cotidiano escolar. Nosso objetivo foi: 1) apresentar os saberes docentes e seu papel fundamental na estruturação da prática docente. 2) mostrar a importância do contato dos alunos com os saberes docentes no cotidiano escolar no decorrer de seu processo formativo inicial; 3) apresentar o relato dos alunos sobre a identificação, o conhecimento e o (re)conhecimento desses saberes no cotidiano escolar e como estes se identificam ou se distanciam dos saberes necessários ao exercício profissional do magistério na Educação Básica discutidos e refletidos por eles em seu processo formativo inicial, no curso de Licenciatura em Biologia, na Universidade. Para o processo formativo destes licenciandos o contato o mais cedo possível com estes saberes docentes, numa interação indissociável entre a Universidade e a escola de Educação Básica, mediante programas semelhantes ao Pibid, é de fundamental importância na busca da formação do professor.-
Formato: dc.format1223-1235-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Publicador: dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso Nacional de Formação de Professores-
Relação: dc.relationCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Título: dc.titleSaberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.