Atendimento educacional especializado: parceria entre escola e universidade pela inclusão e formação docente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOsti, Andréia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:52:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:52:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/141588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/141588-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem a finalidade de apresentar e compartilhar as experiências vivenciadas em um projeto de extensão que vem sendo desenvolvido desde 2012 em duas escolas, uma municipal e outra estadual na cidade de Rio Claro, SP. O projeto intitulado “Formação de professores para o atendimento educacional especializado à alunos com dificuldades de aprendizagem” conta com a participação voluntária de cinco alunos do curso de Licenciatura em Matemática e oito do curso de Licenciatura em Pedagogia, sendo apenas um bolsista. Em relação às escolas parceiras, integram o projeto a equipe gestora, professores regentes e aproximadamente quarenta estudantes do ensino fundamental que apresentam defasagem escolar e são apontados, pela escola, como crianças com dificuldades para aprender. Os estudantes de graduação atuam nas escolas, uma vez por semana, atendendo os alunos e intervindo em suas dificuldades específicas – com foco em matemática e alfabetização, buscando assim resgatar os conteúdos que não foram aprendidos e necessitam ser trabalhados. Os graduandos assumem a responsabilidade pela pesquisa e planejando de atividades diferenciadas que possam contribuir para o ensino das crianças atendidas de uma maneira diferente da que é ensinada em sala de aula, para tanto são utilizadas várias estratégias e recursos, tais como jogos lúdicos e de regras, literatura infanto-juvenil, desenho, dentre outros. Acredita-se que esse projeto atua diretamente com a questão da formação de professores para a educação básica e no atendimento a alunos com necessidades, configurando um trabalho interdisciplinar, voltado para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e para a parceria entre universidade e escola pública.-
Formato: dc.format8413-8424-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Publicador: dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso Nacional de Formação de Professores-
Relação: dc.relationCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Título: dc.titleAtendimento educacional especializado: parceria entre escola e universidade pela inclusão e formação docente-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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