A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Beatriz Aparecida Barboza do-
Autor(es): dc.creatorGiroto, Claudia Regina Mosca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:52:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:52:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/141561-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/141561-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionA reorganização do sistema educacional brasileiro, na perspectiva da educação inclusiva, conferiu à Educação Especial um caráter complementar e/ou suplementar ao ensino regular. Esse caráter impõe a necessidade de formação docente coerente com tal proposta tanto para o professor generalista, responsável pela alfabetização do público-alvo da Educação Especial no ensino regular, quanto para o especialista que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para esse público. Frente a essas considerações, este trabalho teve por objetivo investigar a compreensão de 23 professores especialistas sobre seu papel no AEE, realizado em todas as salas de recursos multifuncionais de 19 escolas, de 5 municípios situados na área de abrangência da Diretoria de Ensino de Marília/SP e respectivas secretarias de educação desses municípios. Os dados foram coletados através de questionário. A análise de conteúdo evidenciou cinco eixos temáticos: Concepções sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Profissionalização docente em Educação Especial; Papel do especialista frente ao AEE para alunos com deficiências, TGDs e altas habilidades/superdotação; Perfil dos alunos atendidos nas salas de recursos multifuncionais; e Perfil da organização dos serviços de apoio em Educação Especial com ênfase nas salas de recursos multifuncionais. Dentre os resultados obtidos, foi possível observar que o especialista tem compreensão acerca de seu papel no AEE, porém, enfrenta uma série de dificuldades, tais como: falta de interlocução com professor do ensino regular; reduzida participação da família no acompanhamento do atendimento realizado; salas de recursos multifuncionais ainda em fase de organização, entre outros.-
Formato: dc.format8790-8802-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Publicador: dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso Nacional de Formação de Professores-
Relação: dc.relationCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor especialista-
Palavras-chave: dc.subjectAEE-
Título: dc.titleA compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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