Comparando práticas educativas no contexto do reforço escolar e em ciências naturais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGomes, Paulo César-
Autor(es): dc.creatorSilva, Alan Andrew dos Santos da-
Autor(es): dc.creatorSantos, Bruna Bertoloni dos-
Autor(es): dc.creatorBarreto, Ana Carolina da Silva-
Autor(es): dc.creatorTortorella Filho, Ricardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:49:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:49:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/40-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/140652-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/140652-
Descrição: dc.descriptionThis work investigated educational practice about science teaching in primary school, regarding the different curricular contents modalities. The analysis of the strategies used for Literacy teaching and natural science relate to procedural contents. This study investigated the educative practice of teachers in two classrooms. The data collected show what the teaching strategies and procedural contents were similar in the different learning spaces. Consequently, may influence the learning of specifics procedural contents of natural science. To search for procedures that could promote primary teachers autonomy in selection and performance of these educational practices connected with teaching professional qualification programs about conceptual knowledge in natural science domain.-
Descrição: dc.descriptionAlfabetização em Língua Portuguesa e Ciências Naturais requer conteúdos disciplinares que nem sempre caminham juntos na rotina dos anos iniciais do Ensino Fundamental – EF. Por meio de parâmetros da Pesquisa Qualitativa, buscouse descrever e analisar a prática educativa, com ênfase em repertórios de ensino e conteúdos procedimentais, de duas docentes em contextos distintos: Reforço Escolar e Ciências Naturais. A obtenção dos dados ocorreu mediante observação direta dos diferentes contextos, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam que: (a) as aulas, mesmo em ciências naturais, estão voltadas a desenvolver a alfabetização na língua materna; e que (b) a manutenção e preferências por determinadas práticas educativas expositivas num ensino por transmissão, provenientes de um Modelo do Ensino Tradicional, podem comprometer a aprendizagem dos alunos e seus desempenhos, no que se espera, em termos de capacidades, tanto em ciências naturais quanto em língua portuguesa.-
Formato: dc.format75-94-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationVidya-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectScience education-
Palavras-chave: dc.subjectTraditional teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational practice-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de ensino tradicional-
Palavras-chave: dc.subjectPrática educativa-
Título: dc.titleComparando práticas educativas no contexto do reforço escolar e em ciências naturais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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