Formação continuada de professores no contexto educacional inclusivo: LIBRAS a Distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGiroto, Claudia Regina Mosca-
Autor(es): dc.creatorMartins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMilanez, Simone Ghedini Costa-
Autor(es): dc.creatorPoker, Rosimar Bortoloni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:46:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:46:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/139746-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/139746-
Descrição: dc.descriptionA política educacional inclusiva, implantada pelos sistemas educacionais estaduais e municipais, do Brasil, prevê que os alunos com surdez estudem nas classes regulares de ensino. Nesse contexto, o uso e o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais são imprescindíveis. Por essa razão, em 2009, foi desenvolvido em parceria com a FFC/UNESP, um curso de extensão de LIBRAS de 120 horas, na modalidade à distância, financiado pelo Programa de Formação Continuada de Professores, da SEESP – MEC, para professores das escolas públicas brasileiras. Diante desta realidade, a presente pesquisa pretendeu analisar o conteúdo do curso, a avaliação dos professores sobre o mesmo e, também, verificar a impressão dos professores sobre um curso oferecido na modalidade à distância. Foram analisados: o projeto do curso, o relatório científico e as planilhas de avaliação preenchidas pelos cursistas. Constatou-se que o curso teve três módulos: introdução sobre educação à distância; reflexão teórica sobre o uso da LIBRAS no contexto educacional inclusivo, e atividades práticas do uso da LIBRAS. Participaram 548 professores de escolas públicas, vinculados a 19 secretarias e/ou diretorias de ensino, de várias regiões do Brasil. A análise demonstrou que os professores avaliaram satisfatoriamente o curso apontando que favoreceu a interação com os alunos surdos. Quanto ao uso da modalidade de ensino a distância, os cursistas tiveram dificuldades com a banda larga, o que prejudicou o acesso aos materiais. Entretanto, consideraram o ensino a distância interessante, pois aprenderam a mexer com ferramentas até então desconhecidas, bem como tiveram oportunidade de aprimorar seus conhecimentos tecnológicos.-
Formato: dc.format4908-4914-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Publicador: dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
Relação: dc.relationCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLibras-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a Distância-
Título: dc.titleFormação continuada de professores no contexto educacional inclusivo: LIBRAS a Distância-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.