Problematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSouza Filho, Moacir Pereira de-
Autor(es): dc.creatorBoss, Sérgio Luiz Bragatto-
Autor(es): dc.creatorCaluzi, João José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-10T22:30:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-10T22:30:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1751-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/134887-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/134887-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this paper is to discuss the problematization in Physics Teaching subsidized by a methodology based on the steps of the process of psychoanalysis proposed by Santos (1998) and based in Bachelard’s epistemology. The work was developed and applied in extracurricular course and it was investigated at conceptions of students of the degree in Physics from Unesp-Bauru about the topics of the electromagnetism. The data were categorized into level of complexity and showed in tables and graphs. The results allowed us to infer the conceptual or epistemological profiles of the sample investigated.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desse artigo é discutir a problematização no ensino de Física subsidiada por uma metodologia que se baseia nas etapas do processo da psicanálise, proposta por Santos (1998) – consientização, desequilibração, familiarização - e que está fundamentada na epistemologia bachelardiana. O trabalho foi desenvolvido e aplicado em um curso extracurricular e foram investigadas as concepções de alunos do curso de licenciatura em Física da Unesp de Bauru referentes aos tópicos do eletromagnetismo. Os dados foram categorizados em níveis de complexidade e apresentados em tabelas e gráficos. A análise dos resultados nos permitiu inferir o perfil conceitual ou epistemológico da amostra investigada.-
Formato: dc.format72-95-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationNuances-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGaston Bachelard-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics education-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of science-
Palavras-chave: dc.subjectGaston Bachelard-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da ciência-
Título: dc.titleProblematização no ensino de tópicos do eletromagnetismo por meio das etapas da psicanálise bachelardiana-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.